Blog
Cefaleia por Fabrício Borges
- 7 de fevereiro de 2019
- Postado por: Centro Benessere
- Categoria: Aprendizado Biotipologia Cefaleia

O dia foi difícil pra ela. Época chata essa, onde seus hormônios desfrutam da liberdade operada pelo mecanismo de sobrevivência da espécie. O sol do verão aquece a moleira tornando a caminhada mais pesada ainda, a cefaleia está presente. A claridade perturba a visão e as vistas não alcançam o objetivo de buscar na memória a revisão textual para a apresentação profissional de logo mais.
A medida que tais percepções vão se tornando conscientes a bela moça começa a relembrar das dificuldades que enfrentara desde a adolescência, quando esses mesmos hormônios sexuais determinaram as curvas de seu corpo. Os seios cresceram, o quadril aumentou e a cintura diminuiu. Na memória as marcas estabelecidas pelos olhares indelicados e maliciosos de parentes próximos estimularam o aprendizado de manter distantes todos que porventura pudessem aproveitar de seus dotes em construção.
Nesse instante evolutivo a adolescência conta com a natureza energética do Fígado para providenciar a energia necessária para a fabricação dos hormônios sexuais que trabalham para desenvolver e amadurecer o corpo físico. A energia ancestral atua moldando a forma do Yin qi, disponível pela atividade energética do Baço Pâncreas. Contudo, independente da necessidade fisiológica, o corpo juvenil chama a atenção e isso pode ser pernicioso se algo não for feito.
Diante dos pensamentos a atenção volta para a realidade, o que a faz lembrar do evento e isso a estressa. A tensão provocada pelo desafio é potencializada por todo processo menstrual. E, claro, pelas memórias do passado que moldaram, de certa forma, sua personalidade.
A necessidade de se libertar e ser independente é inata, contudo durante a adolescência essa condição tomou forma para traçar uma personalidade decidida, focada e executiva. Porém as marcas deixadas são observadas pelos outros e não por ela. Pois ela nunca teve o apoio da terra, ou melhor, da mãe que sempre invejara sua forma física e seu conteúdo intelectual. A ausência da mãe é um fator agravante que dificulta a autoanálise e o autoconhecimento. E isso pode reverberar na inconsistência energética assimilada principalmente pela incoerência.
A medida que todos são capazes de perceber seus traços e qualidades, menos você, aliado ao mecanismo de proteção desenvolvido para afastar os “tarados de plantão” é natural que a repulsa oferecida por olhares cortantes e respostas mutilantes seja provocador da irregularidade energética do fígado.
Conheça a nossa loja online, clicando aqui
A manutenção desse comportamento constrói o padrão de manifestação incoerente e estabelece o fígado como alvo do desequilíbrio mais marcante. Com o tempo de desequilíbrio o útero, a cabeça e a visão tornam-se alvos secundários. Por isso, hoje aos 28 anos mesmo sendo uma cientista reconhecida no mundo todo pelo brilhante trabalho suas pernas ainda tremem só de imaginar se expor em público. Pois na mente sempre estará a marca do assédio e do interesse público não em seu conteúdo intelectual mas sim na forma física.
A natureza desse processo enfraquece a autoestima e isso providencia o comportamento vaidoso caracterizado pela concorrência e necessidade de mandar. A pessoa torna-se realmente insuportável por mostrar apenas o que pensa que é bom na intenção de esconder seus traumas. Diante dessa realidade o período menstrual piora tudo pois, novamente, a marca é revivida pela memória assimilada pelo trauma de antes.
Assim o táxi chega e o ar desligado estimula sua grosseria. O taxista, sem entender, obedece sem entender e muito menos olhar pra trás. O caminho tortuoso da cidade produz náuseas e logo a lembrança dos problemas da vesícula tornam-se conscientes e a cobrança por uma alimentação mais adequada e saudável é produzida para novamente estimular (comportamento incoerente) a irregularidade energética do fígado que já se encontra com deficiência de Yang e estagnação de Xue.
O Yang qi do fígado é deficiente porque em algum momento ele desagregou do Yin e subiu ao tórax, pescoço, cabeça, cérebro e olhos e por lá permaneceu causando agitação mental, contração muscular – tensão de trapézio, paravertebrais cervicais, temporal e masseter, no cérebro o GABA faz falta para estimular o discernimento, nos olhos a fotofobia e a miopia persistem desde o primeiro dia de desequilíbrio.
Assim, a fisiologia orgânica se mantem abastecida pelo temperamento incoerente que utiliza a Vesícula biliar e o fígado como estações de escoamento. A medida que o tempo passa e o problema se agrava o desgaste de energia ancestral é providenciado e logo os cabelos começam a cair, a mucosidade na vesícula fabrica as pedras e a digestão de gordura é prejudicada, fazendo sobrar matéria prima pra raiva – progesterona e testosterona.
A raiva é uma emoção instintual provocada para nos defender e estabelecer a distância entre a pessoa e o oponente. A contrariedade criada pela relação incoerente entre o meio e a consciência pode ser o mantenedor de um sintoma que a agride por mais de 25 anos a cefaléia. Desde a primeira menstruação a cefaléia persiste em incomodar pelo menos 3 vezes por semana. Durante a menstruação a frequência e a intensidade aumentam e por isso a vontade de avançar em alguém é contida.
Ao entrar no prédio o choque térmico estabiliza os problemas e isso melhora a atividade cognitiva e por isso a agitação mental diminui. A palestra é acessada no hipocampo e a revisão pode ser feita enquanto o elevador sobe ao andar de seu laboratório. Lá nessa sala encontra-se toda sua história de vida dedicada ao estudo e compreensão de mecanismos científicos. Nesse ambiente intelectualizado sua mente se organiza e a menstruação se acalma. Já as dores na cabeça nem tanto.


Na cabeça o yang qi insiste em provocar o estrago. Mais exatamente no lobo occipital a energia yang provoca a hipersensibilização de determinadas áreas neuronais desestabilizando a atividade do cálcio, magnésio e potássio. Essa irregularidade estimula a formação de óxido nítrico que é distribuído sem a menor cerimônia a outras áreas do cérebro.
O óxido nítrico é um gás utilizado pelo sistema nervoso como neurotransmissor. Contudo, em excesso, como é o caso, o óxido nítrico estaciona em locais de menor resistência energética para provocar efeitos danosos. No caso da cefaléia essa realidade é estabelecida na região temporal nutrida pelos MEP da VB. Lá na região temporal encontra-se o músculo temporal que atua na mordida e que durante o processo de desequilíbrio torna-se tenso por conta do extravasamento proteico provocado pela vasodilatação constituída pelo óxido nítrico regional.
A artéria meníngea média é atingida provocando todas as alterações vasculares e a Substância cinzenta periaquedutal localizada entre o mesencéfalo e a ponte é responsável pela modulação da dor. Esses dois eventos são recepcionados pela Serotonina e Adrenalina que parecem ser responsáveis pela sensibilização dos vasos sanguíneos próximos ao nervo trigeminal.
Assim a dor se estabelece na estrutura física simplesmente para demarcar seu território e demonstrar seu íntimo – contrariado e incoerente no exterior. Nesse caso as medicações utilizadas providenciam o alívio mas não tratam a causa. Ao contrário, a medicação metabolizada pelo fígado intoxica mais ainda os hepatócitos já deficientes de energia Yang e vitamina B. Constituindo assim o aprofundamento do desequilíbrio mantido pela raiva e pela carne vermelha que ela inclusive acabara de mastigar.
Toda esta interpretação tem como base a Fisiologia Energética. Se trata de um desdobramento fundamental para que se crie um tratamento específico para a paciente. A compreensão da ação das energias e as ligações que são feitas com base no histórico de vida do paciente, além das consequências que são construídas fazem total diferença na efetividade de um tratamento.
Se quiser saber como o tratamento ajudou a paciente deixa nos comentários que eu volto e conto pra vocês.
11 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Prof.e quando o caso da cefaleia é o frio?ar condicionado? Continuo pensando em F?ou R? Aversão ao frio.
Professor grata por exclarecer fidadicamente sobre a cefaléia. Texto muito bem elaborado. Parabéns. Orgulho de ser sua aluna. Gratidão
A pricipio achei que estava lendo um conto.Gostei imensamente da sua abordagem onde a percepção das dores fisicas,emocionais e energeticas nos fazem desejar saber por onde começar a Cura.
Sou terapeuta Floral a sprecio imensamente a Acupuntura e Auriculoterapia pelo conhecimento milenar que nos transmite.Quero começar a 3studar a Auriculo assim que possivel.Desejo saber o restante da estória .Muito grata.
Oi, muito boa a explicação, qual foi o tratamento? VB14 e 20, F2 e 8, YT, TA23?
MUITO BOM O CURSO…. PARABENS…
Muito bom. Queria detalhes do tratamento.
Obrigada
Quero tratamento
Gostaria de saber os detalhes do tratamento. Obrigada
Sofro de enxaqueca desde a infância, e sei que tem a ver com abuso sexual que sofri. No meu consciente acho que já digeri, mas percebo que ainda tem algo lá no fundo, qndo a enxaqueca vem e dura 30 dias ou mais. Estou estudando a mtc livremente, e me encanto com seu conhecimento. Gratidão
Gostaria de saber o desfecho desta história
Li todo o texto e quero saber como vc conduz o tratamento. Grata