centrobenessere.com.br

A Coluna Vertebral

e sua relação com o 

MEDO

A Origem da Coluna Vertebral A coluna vertebral teve suas origens há cerca de 500 milhões de anos com os primeiros vertebrados aquáticos. 

Esses primeiros seres, como os peixes primitivos, possuíam uma estrutura de cartilagem que servia para proteger a medula espinhal e proporcionar flexibilidade para nadar. 

Com o tempo, a coluna vertebral evoluiu para uma estrutura óssea mais robusta, oferecendo maior proteção e suporte.

Há 7 milhões de anos o medo acompanhava nossos antepassados para de alguma forma protege-los das ameaças que o ambiente oferecia. 

O corpo iniciaria nesse momento uma série de mudanças, onde a coluna vertebral assume seu protagonismo para colocar o tronco em uma postura ereta. 

A medida que a postura era transformada, o medo imprimia suas características na própria estrutura da coluna vertebral. Já que com essas mudanças o corpo oferecia a chance para nossos antepassados sobreviverem.  

A coluna vertebral montava-se como um pilar de sustentação para o corpo humano, conseguir se proteger por meio das possibilidades que surgiriam a seguir. 

A postura ereta colocou a cabeça no alto, e assim os olhos puderam enxergar mais longe, e no cérebro áreas especializadas que oferecem a capacidade de aproveitar os estimulos oferecidos pelos olhos e a visão. 

O medo que fora usado para mudar o corpo, era agora parte de um sistema neural que permitia nossos antepassados planejar seu caminho de acordo com as possibilidades que os olhos passaram enxergar. 

Gostou deste conteúdo?

Cadastre-se abaixo e esteja por dentro de todas as novidade!

Entre no Grupo de Whats app do Evento