centrobenessere.com.br

Qual mue BIOTIPO?

A biotipologia é um campo de estudo que se concentra na classificação e análise dos diferentes tipos biológicos e físicos humanos. Ela busca compreender as características individuais das pessoas com base em elementos como estrutura corporal, metabolismo, características faciais, entre outros.

A ideia subjacente é que cada pessoa possui um tipo biotipológico único, influenciado por fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Através da biotipologia, é possível obter insights sobre aspectos como saúde, personalidade e potenciais desafios que cada indivíduo pode enfrentar. 

Essa abordagem visa fornecer ferramentas para otimizar o bem-estar, melhorar a compreensão de si mesmo e aprimorar a qualidade de vida.

Os Cinco Biotipos

Os conceitos da biotipologia são parametrizados pela teoria da medicina chinesa, antropologia, genética molecular e experiência prática. Em suma esses conceitos seguem a nomenclatura da teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. E os preceitos antropológicos que por associação de ideias, foi possível desenvolver a identidade emocional de cada parte e sistema orgânico do corpo humano. 

Os caracteres temperamentológicos são referenciados pela natureza original de cada elemento. A partir desses conceitos, foram traçados os componentes personalíssimos dos cinco biotipos. 

Avaliação e Diagnóstico do Biotipo

A avaliação e diagnóstico do Biotipo é realizada a partir de um sistema de análise especializado desenvolvido pelo prof. Fabricio Borges, que divide o corpo em partes que recebem uma pontuação específica, para demonstrar a quantidade de cada biotipo nos caracteres temraperamentais. 

São elas, rosto, mão, membros, tronco, cor e altura. Cada parte tem uma pontuação específica, que somadas fornecem a referência máxima de 100 pontos.

Rosto: 30 pontos

Mão: 20 pontos

Membros: 15 pontos

Tronco: 15 pontos

Cor: 10 pontos

Altura: 10 pontos

Total: 100 pontos

Qual meu Biotipo?

O mais indicado e correto é uma avaliação completa de todos parâmetros que a técnica exige. No entanto, podemos fazer parte dessa avaliação e obter seus resultados avaliando o rosto e a mão, já que os dois juntos, representam 50% da pontuação geral. 

Os 5 formatos de rostos

Triangular

Fogo

Quadrado

Metal

Redondo

Terra

Circular

Água

Oval

Madeira

Os 5 formatos de rostos mãos

Nós intefalangeanos

madeira

Dedos longos e finos

Metal

Palma quadrada

Terra

Espalmada e dedo “torto"

fogo

Pequena e edemaciada

água

As Cinco Predisposições

O conjunto de estruturas envolvidas com os cinco biotipos relaciona a intimidade de cada um com uma parte e sistema orgânico.  A conexão entre o temperamento e o corpo humano modula os princípios causais dos problemas orgânicos codificados previamente. 

 

 

Os agentes emocionais de cada biotipo modelam o desequilíbrio que oferece os problemas em cada órgão e víscera. As emoções funcionam como pilares para a formação dos pensamentos. No caso, os caracteres relacionados a psique são utilizados para formatar os desdobramentos necessários a conscientização das informações que são assimiladas e distribuídas para os sistemas orgânicos. 

 

As predisposições patológicas de cada biotipo montam o cenário de cuidados a serem tomados para a saúde ser mantida ou recuperada. Isso pode acontecer por meio da alimentação e atividade física exclusivas para os cinco biotipos. Ao mesmo tempo que esse contexto de predisposição x patogenia, serve para entender os contextos emocionais envolvidos com a intimidade de cada um. 

 

As Cinco Aptidões

As habilidades de cada biotipo se desenvolvem para conduzir seu comportamento padrão. Ao mesmo tempo que o aspecto cognitivo, montam o cenário de suas aptidões profissões. Não sei sei você sabe mas a frustração com o trabalho é a causa de muitos problemas físicos. A dificuldade de se adaptar a profissão pode ser criada pela inaptidão com a função empregatícia. 

 

Obviamente não será os aspectos relacionados ao biotipo que decidirão a função a ser desempenhada no trabalho. Ao contrário, mesmo no emprego “errado”, é necessário compreender suas aptidões a partir da capacidade de se adaptar e fazer o que não gosta. 

 

Diante do que descrevo aqui o mais indicado é utilizar todas as informações com discernimento, por mais que sejam propostas validadas, é preciso afirmar que são propostas apenas. 

 

Gostou deste conteúdo?

Cadastre-se abaixo e esteja por dentro de todas as novidade!

Entre no Grupo de Whats app do Evento