Minha experiência com a DISPERSÃO CONSCIENCIAL (TDAH)
Introdução. Todos nós sabemos o quanto é penoso começarmos uma leitura ou assistir um filme e chegar ao final de uma hora não ter entendido nada; ou mesmo nem lembrar do que ocorreu durante esse momento não é mesmo?
Caso. Pois é, diante desse “problema’ enfrentado por cada vez mais pessoas no mundo, ofereço minha experiência pessoal como forma de auxílio aos interessados em querer conter a dispersão consciencial e assim aproveitar melhor o tempo disponível; e ainda evitar inúmeras patologias psíquicas mais graves como a ansiedade crônica, o TOC e o pânico.
Apresentação. Durante minha infância sempre tive muita dificuldade em manter o foco da minha atenção numa so atividade; a sala de aula era o meu maior pesadelo, pois não entendia muito bem o que os professores diziam ou ensinavam; tirava notas médias necessárias a “passar de ano”, os baixos rendimentos escolares consumia minha autestima.
Frustração. Sempre gostei muito de ler, porém a dificuldade em assimilar as informações me frustrava, pois lia, lia e lia e não entendia nada. Meu pai me pedia alguma coisa e eu não fazia, por que logo esquecia ou nem “escutava” o que ele havia dito. Ia no mercado e la esquecia de comprar a metade das coisas.
Entendimento. A partir dessa “sofrência” toda, busquei entender meu comportamento e percebi que eu tinha algum problema psíquico. Conclui que se eu quisesse chegar em algum lugar na vida, deveria me esforçar mais que os demais.
Desenvolvimento. Eu naturalmente, fui desenvolvendo técnicas e sistemas para conhecer melhor a forma que eu agia e pensava.
Resultado. Apresento a seguir o resultado desse processo de autendimento – autocura, iniciado a mais de 10 anos; expondo as principais características de um tipo de temperamento bem peculiar (temperamento fogo).
Temperamento Fogo. É segundo a especialidade Biotipologia o temperamento mais propenso a desenvolver a dispersão consciencial.
Traços de personalidade. O indivíduo fogo é motivado, otimista e bem humorado, contudo em desequilíbrio essas características são suprimidas pela necessidade de prazer, instabilidade emocional e agitação mental.
Psicoenergosomatogênese. A necessidade por prazer estimula a extroversão exagerada e aumenta a velocidade das energias. A velocidade energética acelerada inibe a análise racional das informações do conteúdo de manifestação, formado pela interação entre os pensamentos, emoções e energia. A acriticidade sobre os próprios pensamentos caracteriza o estado inicial da dispersão consciencial e a manutenção desse comportamento torna a mente instável, favorece o sobressalto da atenção caracterizando a dificuldade de memorizar o conteúdo da informação.
Acesse nossa loja online, clicando aqui
Instabilidade emocional. É estimulado pelo excesso de pensamentos sem sentido produzidos pela mente agitada e cheia de calor. O indivíduo emocionalmente instável produz muitos pensamentos ao mesmo tempo, não consegue entender suas emoções e muito menos pensar sobre seus próprios atos ou atitudes, tornando muitas vezes vítimas de sua irracionalidade.
Agitação mental. É caracterizado pela desorganização mental, fornecida pelo excesso de pensamentos e fluidez energética. Essa condição dispersa o foco da atenção para qualquer situação presente no ambiente; provocando assim o inicio da dispersão.
Sinais e sintomas. A agitação mental pode ser percebida na fala rápida, no suor excessivo e na impossibilidade de ficar quieto. A empolgação demonstrada em atos infantilizados e comportamentos “fora de hora” são outros sinais levados que podem ser levados em conta para caracterizar o desequilíbrio emocional do elemento fogo.
Autopercepção. sensação de calor, falta de ar e confusão mental são os principais reflexos da dispersão consciencial. Sabendo disso, que tal paralisar qualquer atividade mental diante da percepção desses sinais?! Vale a pena!
Estrutura energética. É constituído por elementos inconstantes, fluidos, rápidos, quentes e de natureza Yang; criados devido a fragilidade interna, caracterizada principalmente pelo excesso de atividade cognitiva; tornando o modelo de manifestação vulnerável, fraco e disperso.
A taquilalia, taquicardia, hipertensão, hiperidrose e ansiedade são os principais sintomas causados diretamente pela dispersão consciencial.
Diagnóstico energético. Calor interno
Biotipos. A dispersão consciencial é uma disfunção mental do elemento fogo. Porém, é importante deixar claro que qualquer um dos outros 4 biotipos podem desenvolver esse problema.


Técnicas.
- Leitura. Não mudar de página enquanto a página lida não estiver completamente entendida. No inicio é muito difícil – muito mesmo – mas o resultado do esforço e persistência vale muito a pena. Hoje eu consigo ler 3 livros de uma só vez e assimilar tudo o que me interessa!
- Atenção. O foco da atenção foi e é treinado com a Imobilidade Física Vigil (IMV), praticado diuturnamente. A IMV consiste em você se repousar num lugar confortável e fixar o olhar num ponto a pelo menos 2 metros, e permanecer o máximo de tempo possível imóvel, sem piscar, mexer ou deglutir, olhando para o ponto. No início é horrível, queria sair correndo, mas o esforço vale a pena; ainda utilizo essa técnica, principalmente quando o excesso de trabalho interfere no meu desempenho cognitivo.
- Acupuntura. Fiz acupuntura diariamente no inicio; depois fui espaçando mais a sessões e hoje quando necessário.
- Anotação. Todo e qualquer estudo que realizo busco anotar as ideias chaves em cadernos especialmente preparados e estrategicamente dispostos no consultório, no carro, no escritório e em casa. No inicio dessa técnica esquecia de deixar a caneta junto com o caderno, quando ia buscar a caneta, eu já esquecia de anotar o que precisava; quando percebia já estava fazendo outra coisa.
- Internet. Sempre que entro na internet para pesquisar algo, busco, antes de mais nada acessar os sites relacionados as minhas prioridades, tipo; email, site profissional e midias sociais; e marco um tempo especifico para me manter nesses ambientes; para só depois, iniciar minha pesquisa. Essa técnica seguida a risca evita a perda de tempo e me mantém focado na verdadeira motivação da pesquisa. *já passei horas na internet sem perceber o tempo passar…e sem pesquisar nada do que havia proposto no início.
- Agenda pessoal. Anoto todos os meus afazeres repetidas vezes na agenda pessoal; assim consigo assimilar as tarefas do próximo dia e entender as minhas prioridades.
Terapeutica.
- Melatonina – 3mg. regula o sono.
- Valeriana – 200mg.: acalma a mente.
- Atividade física. relaxa o corpo físico e a mente.
- Massagem relaxante. relaxa o corpo e organiza os pensamentos.
- Chás. não tomo chá, mas funciona!
- Alcool. Evite ingerir alcool; o elemento fogo é sensível a energia do álcool.
- Café. Evite ingerir café; a cafeína aumenta a frequência cardíaca e a velocidade das energias internas, produzindo mais calor.
- Moxa. indicada apenas no ponto VG20.
Combinações inteligentes.
- V.M.: TA5 – Vb41.
- Ponto de entrada. C7.
- Pontos de indicação. C3, C5, E8, Vg24, Cs6, Vg20 e Vc17.
Evolução. Com o tempo fui assimilando melhor as informações e entendendo como agia e como poderia mudar e ser diferente. Fui então substituindo a instabilidade pela estabilidade, agitação mental pela harmonia cognitiva; passei a ser menos empolgado e mais motivado; mais otimista e mais bem humorado.
Experiência pessoal. A realidade exposta nesta matéria, faz parte de experiências pessoais; sugiro então aos interessados e motivados a utilização dessas técnicas sem a garantia de sucesso, pois “cada um, é realmente um”.
Cura. Ainda não me sinto curado desse desequilíbrio, mas posso dizer que a dispersão consciencial e suas consequências estejam controlados.
Prof. Fabrício Borges de Faria.
Saiba mais: Curso de Métodos de diagnóstico, Curso de Doenças mentais, Livro de Acupuntura, Minibook de combinações inteligentes, protocolos eficientes.
Olá. Tenho uma filha com alto grau de falta de atenção e toma medicação, mas lendo suas questões levantadas vejo q ela se encaixa perfeitamente nessa descrição. Gostaria de saber mais a respeito de sedar ou tonificar e qdo se usa bilateral. Grata
Ola, Utilize sempre bilateral e método perpendicular sem sedar nem tonificar diretamente; o organismo reage naturalmente!
Fabricio
Não consegui assimilar o texto 😨
Muito bom. Arquivei
Muito bom o artigo! adorei! 😉