Ventosaterapia. Recurso terapêutico da MTC, que utiliza a sucção de copos na superfície da pele, com o objetivo de promover o equilíbrio energético e físico do indivíduo.
O corpo físico é formado e mantido por energias; que circulam através de canais ou meridianos; localizados na superfície e interior do organismo.
Os meridianos de energia possuem anatomia própria, porém em determinados pontos, há uma conexão com vasos sanguíneos e linfáticos; essas regiões de contato, “coincidem” com os acupontos ou pontos de acupuntura, que são responsáveis pela recepção e acúmulo de informações pertinentes ao sistema energético e orgânico.
Homeostase energética e os pontos de Acupuntura. Os agentes estressores provocam inicialmente o desequilíbrio energético, criando posteriormente a desarmonia celular (estresse oxidativo); esse mecanismo é mantido pela interação existente entre o sistema energético e o sistema orgânico.
Pontos de Acupuntura. Os pontos de Acupuntura funcionam como centrais de referência energética, capazes de absorver as informações relativas ao desequilíbrio energético/orgânico; por isso, esses mesmos pontos podem ser utilizados terapeuticamente para realização diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Ventosaterapia e os pontos de Acupuntura. No momento em que a sucção da pele é promovida pela aplicação da ventosa; ocorre o retesamento da estrutura vascular e energética; nesse instante o estresse provocado demonstra, através da cor do sangue, o nível e a qualidade das energias internas!
Cor da pele e a Ventosaterapia. A aplicação da ventosa pode então, provocar o aparecimento de manchas escuras na superfície da pele, pois como descrito, o desequilíbrio interno é demonstrado no local tratado, através da superficialização do sangue e da energia estagnada.
Manchas escuras e a Ventosaterapia. É então, importante entender que as manchas escuras estabelecidas durante e após o procedimento de Ventosaterapia são perfeitamente normais; pois essas manchas só demonstram o nível do desequilíbrio energético. E quanto mais escuro estiver a região, maior é o nível de desarmonia interna!
Efeito Fisiológico da Ventosaterapia. A sucção das ventosas estimula a atividade de agentes inflamatórios como histamina, prostaglandina e bradicinina provocando vasodilatação local e melhora das trocas gasosas; esse processo desintoxica a região e promove o relaxamento muscular; diminuindo a dor!
Efeito energético da Ventosaterapia. É provocado pelo próprio estimulo mecânico da sucção, que mobiliza a energia estagnada a ser liberada através dos poros ou colocada em circulação pelos meridianos de energia; e claro os próprios agentes inflamatórios fisiológicos estimulam a desintoxicação energética!


Conclusão. Ao longo dos últimos 6000 anos a MTC nos fornece condição de observar a vida de uma outra forma; essa característica é extrapolada também nas formas de tratamento, destacadas pela Acupuntura, Moxaterapia, Fitoterapia e a própria Ventosaterapia; que no Brasil é amplamente difundida por profissionais sérios, que desenvolvem seu trabalho ainda com certa desconfiança, mas o que realmente deve ficar marcado é o CONHECIMENTO coerente sem PRECONCEITO, por isso quando você ver alguma marca dessa ,lembre-se que a MAIOR POTÊNCIA OLÍMPICA da atualidade utiliza em seus atletas, será que se não fosse eficiente, eles usariam??
Fica a dica!!!!
Prof. Fabricio Borges de Faria
Adoro suas explicacões.
Parabéns Fabrício pelo artigo. Como te acho no Facebook? Abraço.
Olá Egerton.
CLIQUE AQUI é fique por dentro das nossas postagens e novidades.
Até mais.
Explicação simples e eficiente, parabéns.
Tenho usado bastante as ventosas, meus cliente ficam maravilhados pela leveza que tem após aplicação de ventosa. Super recomendo indico…
Parabéns Fabrício, pela forma simples didática e amorosa com as quais repassas seus conhecimentos. Me tronei sua fã desde o I Meeting… seus artigos e vídeos são extremamente preciosos para nosso aprimoramento. Deus te abençoe sempre!!!