HORÁRIO DE VERÃO E SAÚDE ENERGÉTICA
Horário de verão. é caracterizado pelo adiantamento em 1 hora do horário convencional. Esse mecanismo criado para economizar energia elétrica pode interferir diretamente na saúde e consumir a energia orgânica.
Relógio orgânico. o organismo é coordenado por energias obedientes a sinais climáticos oferecidos pela intensidade de luminosidade, temperatura e umidade. A interferência desses fatores altera a função energética e celular modificando a produção de nutrientes e substâncias químicas importantes a manutenção da hoemeostase.
Energocronobiologia. é a especialidade da MTC responsável por estudar os eventos energéticos recorrentes e periódicos relacionados ao tempo.
Característica. A energocronobiologia é caracterizada pela influência natural do tempo no fluxo energético dos Meridianos de energia; onde a cada 2 horas a quantidade de energia é alterada.
Função. Esse mecanismo auxilia o equilíbrio energético, estimula a atividade orgânica (órgãos e vísceras) e a produção de determinadas substâncias químicas como neurotransmissores e hormônios; e ainda influencia o humor.
Influencia. Na prática esse processo influencia a sensação de fome e saciedade, o sono e o despertar, a atividade sexual e a fertilidade, bem como a renovação celular e claro o humor.
Mecanismo. O horário alterado em 1 hora parece pouco, mas na realidade para o organismo é uma eternidade. A rotina metabólica mira no tempo para entrar ou sair de atividade e quando esse “time” é modificado, todo o processo é quebrado; exigindo do organismo, uma rápida adaptação.
Processo de adaptação. A tentativa de se adaptar a nova realidade temporal acelera o desgaste energético; esse processo acelera o desequilíbrio de elementos já predispostos; que pode ser observado a partir de sintomas comuns, tais como: constipação, cefaléia, hipertensão arterial, tontura e diurese.
Defasagem. Além do processo de adaptação o sistema esta trabalhando defasado e isso leva a mais um fator de influência negativa. A substância que deveria estar presente no café da manhã por exemplo, estará disponível uma hora depois, e isso proporciona maior consumo de energia; diminuindo a resistência imunológica aos fatores patógenos.
Fígado. é o órgão responsável energeticamente pela assimilação dos estímulos ambientais e torna-los conscientes. Essa função é realizada através de receptores retinianos localizados no olho, sensíveis a luminosidade. Esses receptores estimulam a função da glândula pineal; onde a claridade oferece o estímulo inibitório e a escuridão excita a glândula pineal a liberar o hormônio melatonina.


Glândula Pineal. é uma glândula endócrina peculiar localizada no centro do cérebro responsável pela produção e liberação de apenas um hormônio: a melatonina. A glândula pineal é constituída fisicamente por cristais de apatita sensíveis as mudanças provocadas no ambiente; esses cristais fornecem através de códigos vibracionais, a informação necessária, para o organismo entender o que está acontecendo no meio ambiente.
Melatonina. É o hormônio produzido pela glândula pineal a partir da serotonina. Esse hormônio é o responsável pela regulação do relógio orgânico; facilitando a adaptação. Sua atividade diurna estimula os agentes imunológicos a combater a inflamação celular; diminuindo o desgaste energético. Diante dessas funções é importante estimular o seu equilíbrio pois a adaptação orgânica e o desgaste energético depende de sua atividade.
Equilíbrio. Diante da relação do fígado com a cronobiologia é importante manter a saúde energética desse órgão a partir da Acupuntura, Fitoterapia e mudança de comportamento.
Terapeuticologia. Para evitar o desgaste energético e o constrangimento causado pela injúria metabólica, é importante seguir as seguintes dicas;
- Ambiente. Ao despertar encare a claridade o mais rápido possível, a noite estimule o sono, evitando a luminosidade artificial; pois assim o organismo entende mais rápido a nova realidade.
- Acupuntura. harmonize a energia do do órgão e da víscera, através dos pontos Whu shu; utilizando a referência do relógio orgânico. Por exemplo: as 15:00 harmonize a energia da Bexiga e do Pulmão.
- Suplemento. Melatonina bioidentica 6 mg as 18:00 auxilia a adaptação.
- Fitoterapia. Alcachofra – 200mg / dia; fortalece a estrutura hepática e estimula a função energética do Fígado.
- Atividade física. Busque caminhar por pelo menos 30 minutos em ambiente aberto entre as 17:00 e 19:00; nesse momento aos níveis de serotonina estão baixos e a atividade física influencia na liberação desse neurotransmissor; responsável pelo bom humor.
- Alimentação. Evite consumir carboidratos; essa categoria de alimentos pode favorecer o desequilíbrio interno.
Conclusão. Somos ‘obrigados’ a seguir determinados padrões muitas vezes impostos por leis ou regras incoerentes, que nos trazem mais prejuízo do que vantagem. Mas se estressar diante desse quadro é perder tempo e energia; o mais coerente e inteligente é buscar alternativas saudáveis para controlar o eminente risco de desequilíbrio como o implantado pelo horário de verão.
Prof. Fabricio Borges de Faria
ESTOU AMANDO ESSE BLOG !
Boa noite.
Já fiz esta pergunta para um colega que compartilhou esta informação, mas farei-a de novo, por aqui.
O passar das horas durante o dia influencia diretamente a circulação do Qi pelos meridianos do corpo, como sabemos do conhecimento da acupuntura, e visível através das tabelas de circulação horária de Qi.
A concepção do Qi circulando pelo corpo foi estabelecida na China e obedece o horário local chinês. Mas a acupuntura se expandiu para os demais continentes nos milênios seguintes e hoje usamos o mesmo sistema de horário, mas sabemos que se em Pequim são 15h, aqui serão 04:00.
Para que as tabelas funcionem é preciso que você saiba que horas são; então, se você estiver no Brasil você usará nosso horário ou o de Pequim?
Esses horários sugeridos são dentro do horário verão?
Sim, são dentro do horário de verão!
Parabéns ao Centro Benessere pelas excelentes postagens !!!
Então o melatonina é melhor tomar as 18 horas ao invés de 1 hora antes de dormir?? E pode ser todos os dias????
A alcachofra tbm pode tomar todos os dias, tem alguma contra indicação?