Blog
Lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA) por Fabrício Borges de Faria
- 15 de outubro de 2017
- Postado por: Centro Benessere
- Categoria: Aprendizado Biotipologia Combaniações Inteligentes Protocolos Eficientes

Paciente gênero masculino se apresenta para avaliação relatando lesão do Ligamento cruzado anterior (LCA) grau 2. Ao examinar a articulação foi constatado edema moderado e dor ao movimento (NOTA: 8) e dor em repouso (NOTA: 6). Paciente faz uso de medicação anti-inflamatória, bem como gelo local e repouso.
Outros achados. Cabelo branco, episódios de lombalgia e ombralgia, alergia alimentar e medicamentosa. Conta que já teve episódios de pânico e fúria controlados pelo ansiolítico, nessa mesma época tinha insônia e dependência alcóolica.
Exames energéticos. A língua se apresenta pálida e com saburra branca e espessa no fundo. O pulso fino, fraco e lento, principalmente na posição do Rim e Bexiga, e forte e lento na posição do Fígado e VB.
Avaliação física das partes: Rosto oval, mão pequena comprida, com nós interfalangeanos e dedos longos; tórax magro e definido, abdome magro e membros superiores e inferiores longos e finos; moreno e longilíneo.
Diagnóstico.
Energético: frio interno e frio no rim predominante;
Pulso: insuficiência de Jing qi;
Biotipológico: 60% madeira e 40% metal;
Emocional: insegurança – medo;
Conduta terapêutica.
Curto prazo.
Objetivo: Alívio da dor.
VASO MARAVILHOSO: ID3 – B62;
PONTO DE ENTRADA: R7;
PONTOS DE INDICAÇÃO: R10, BP9, F8, VB34, E36, R2 e B60.
Fisiologia energética. O VM selecionado supre com Jing qi a articulação de joelho contribuindo para a regeneração do LCA, o ponto R7 informa a essência energética a ser tratada e isso possibilita o equilíbrio interno do rim; o ponto R10 fixa o eixo terapêutico para equilibrar as energias do joelho, estimular a analgesia e ainda trabalhar a energia emocional através do contato que ele estabelece com os Meridianos distintos. O ponto BP9 nutre energeticamente os músculos regionais além de ser um importante ponto local analgésico. O ponto F8 estimula a nutrição direta do LCA além de estimular a analgesia; o ponto VB 34 melhora a nutrição muscular diminuindo a tensão muscular causada pela posição antálgica, o ponto E36 pode estimular a produção de Óxido nítrico, importante vasodilatador, e ainda inibir o processo inflamatório junto ao ponto R2 e reduzir o edema quando combinado com o ponto B60.
- ao final de 5 sessões o quadro álgico diminuiu para próximo de ZERO.
Médio prazo.
Objetivo. Equilibrar energeticamente o RIM e a estrutura do LCA.
Conduta. diminuir o frio e organizar a energia ancestral.
VM. P7-R6
PONTO DE ENTRADA. R7
PONTOS DE INDICAÇÃO. B60, R10, F8, R3, B4O e VC4.
FISIOLOGIA ENERGÉTICA. O ponto B60 associado ao ponto R10 estabelece continuidade para o tratamento local (joelho) mantendo a contenção do processo álgico tratado na fase anterior. O ponto F8 estabelece o contato direto com o LCA e o ponto R3 combinado com o ponto B40 estimula a diminuição do frio local e no Rim; e o ponto VC4 é utilizado para direcionar o tratamento e para equilibrar o Rim.


Longo prazo.
Objetivo. Equilibrar as emoções
Conduta. tratar o medo e a raiva.
VASO MARAVILHOSO. P7 – R6 + TA5 – VB41
PONTO DE ENTRADA. R7 + F3
PONTOS DE INDICAÇÃO. C7, IG4, R10+F8, R8, R9.
FISIOLOGIA ENERGÉTICA. O ponto C7 estimula o processo terapêutico emocional; o ponto R10 estabelece contato com o joelho para previnir o acumulo de energia tóxica que possa causar recidiva além de tratar a energia do medo diretamente através dos meridianos distintos; os pontos R8 e R9 combinados com o ponto C7 trata o medo; o ponto F8 fortalece o LCA e quando associado ao ponto C7, trata a irregularidade energética provocado pela raiva; e o ponto IG4 regula o fluxo energético dos pensamentos, harmonizando a mente.
Acupuntura biotipológica.
Objetivo. Tratar o biotipo predominate establecido pelo elemento Madeira e Metal.
VM.: TA5 – VB41 + P7 – R6
Ponto de entrada. F3 + P7
Pontos de indicação. B18 + B47 e B13 + B42 associado com VG20 e VB14.
Fisiologia energética. Os pontos B18 e B47 estabelecem contato com a estação cognitiva estimulando a decisão e o processo intuitivo; os pontos B13 e B42 por sua vez mantém contato com a estação cognitiva para melhorar a associação de ideias e estimular a desintoxicação dos pensamentos negativos e pessimistas. A associação desses pontos com o VG 20 permite a conexão energética com a estação cognitiva e com o ponto Vb14 estimula a conexão com o lobo pré frontal.
“Tratando a causa os sintomas desaparecem”
Fabrício Borges de Faria.
5 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Muuito boom…gratidão por compartilhar comigo…adoorooo muito isso tudo…pode mandar sempre que vou adorar…
Fabricio, por favor, ruptura de ligamento tem jeito com acupuntura sem a necessidade de operar???
Grata
esse tratamento seria pos cirurgico para poder melhorar as dores ou da para tratar sem cirurgia?
putz cara sem palavras
Olá ,queria saber , se é bom eu Fazer acupuntura , pos cirurgia no joelho?
Vou fzr 3 semana de cirurgia feita , e bom eu ja fazer acupuntura ja?