COMBINAÇÕES INTELIGENTES, PROTOCOLOS EFICIENTES: PONTO IG15
Nomenclatura. Jian gu – Osso do Ombro. O nome oferecido ao ponto IG15 é devido a sua conexão direta com a articulação gleno-umeral formada pela escápula e o úmero.
Contato. O contato entre o ponto IG15 e o ombro é mantido graças a sua anatomia energética em forma de cone pontiagudo; a forma cuneiforme favorece a fluidificação das energias que chegam através do MEP do Intestino grosso e do Fígado; além de estabilizar o wei qi ao redor da superfície do ombro e região.
MEP do Intestino Grosso: Nutre o ombro com a energia nutritiva Rong; esse modelo energético “alimenta” os tecidos regionais (articulação gleno-umeral e cintura escapular).
MEP do Fígado: Nutre com sangue os tendões dos músculos relacionados a articulação gleno-umeral e cintura escapular.
Wei qi: esse modelo energético é muito fluido para circular no interior de algum meridiano de energia; por isso é necessário que os pontos de acupuntura exerçam o trabalho de estabilização do wei qi, para assim haver a densificação energética e o efeito protetor seja conquistado.
Mestre do ombro. O ponto IG15 coordena a distribuição das energias para o braço, pescoço e face. A atividade energética desse ponto determina a quantidade de energia que deve submergir a articulação glenoumeral; vertebras e para a articulação temporo mandibular (ATM).


Ponto de ligação. O grande meridiano de energia formado pela junção do E – IG é mantido pela ligação desses meridianos de energia principais com o ponto IG15.
Fígado. A articulação de ombro é ligada energeticamente ao Fígado. A irregularidade energética do Fígado altera o fluxo energético aos tendões principalmente do ombro. Essa situação enfraquece os tecidos do ombro e da cintura escapular; proporcionando fraqueza muscular, dor e alteração de forma.
Combinações inteligentes, protocolos eficientes.
- Ombralgia: IG15+IG4+IG11 e IG16
- Síndrome do impacto: IG4+Ig15,Ig16, ID10, VB25.
- Bíceps: IG15, IG4, ID9.
Conclusão. É interessante entender que os pontos de acupuntura funcionam como estações energéticas capazes de favorecer a homeostase local ou sistêmica; no caso do ponto IG15 sua atividade pode ser considerada local, pois sua atividade energética repercurte para a articulação de ombro e cintura escapular. Sendo então o terceiro ponto mais importante do MEP do IG, ficando atrás do ponto IG4 e do IG11.
Prof. Fabricio Borges de Faria