centrobenessere.com.br

Aprenda selecionar os pontos certos e produza resultados acima da média!

e você deseja produzir resultados consistentes em acupuntura, é necessário aprender a selecionar os pontos de acordo com os parâmetros fornecidos pelo diagnóstico!

Os critérios oferecidos pela teoria da medicina chinesa fornecem os elementos mais importantes para uma prática eficiente e capaz de produzir efeitos acima da média. Nesse sentido, os parâmetros teóricos oferecidos pelos conceitos tradicionais devem ser ampliados e contextualizados, de forma que teoria e prática sejam conectadas.

Para isso acontecer, é necessário que utilizemos uma plataforma de informações capaz de relacionar todos os princípios dentro de um único sistema de conceitos.

Na prática clínica, esses conceitos oferecem detalhes energéticos, emocionais e temperamentos, para que os desajustes de cada parte sejam levados em consideração na seleção dos pontos mais importantes dentro do esquema de tratamento.

Exemplo prático: Um paciente com lombalgia é normalmente acometido por uma insuficiência de jing causada pela insegurança e mantida pelo medo. Nesse sentido, os rins são inicialmente atacados pelo frio, o que leva à constrição de suas vias de nutrição, oferecendo aos rins um problema que é transferido para a coluna vertebral através de duas vias primárias de conexão. A primeira se relaciona com o meridiano de energia da bexiga, que fornece à região lombar os nutrientes energéticos necessários para a manutenção da estrutura e função muscular. A segunda é uma via profunda que sai dos rins e segue diretamente para os corpos vertebrais da coluna lombar com energia ancestral.

Quando a energia dos rins é resfriada, ela acaba comprometendo a energia ancestral, de modo que sua capacidade de regeneração e nutrição fica defasada, comprometendo a região diretamente. O frio que causa a insuficiência ancestral se relaciona com o medo, e assim, todos juntos, montam o arcabouço teórico necessário para a seleção dos pontos corretos capazes de produzir efeitos consistentes nos pacientes.

Exemplo prático: Um paciente com lombalgia é normalmente acometido por uma insuficiência de jing causada pela insegurança e mantida pelo medo. Nesse sentido, os rins são inicialmente atacados pelo frio, o que leva à constrição de suas vias de nutrição, oferecendo aos rins um problema que é transferido para a coluna vertebral através de duas vias primárias de conexão. A primeira se relaciona com o meridiano de energia da bexiga, que fornece à região lombar os nutrientes energéticos necessários para a manutenção da estrutura e função muscular.

Os pontos B60 e B58 são os mais importantes para eliminar o frio da coluna, e juntamente com o ponto R10, conseguem agir diretamente no frio dos rins. Para a dor, os pontos ashi relacionados à localização da dor também são selecionados para atacar diretamente o frio que chega pelo meridiano da bexiga, enquanto o vaso maravilhoso ID3 – B62 opera suas funções na energia ancestral, trazendo-a para a normalidade!

Percebam que, neste exemplo, teoria e prática se conectam com perfeição para oferecer a plataforma de informações necessária à produção de efeitos profundos e consistentes em acupuntura para os pacientes!

Essa versão está corrigida e formatada de maneira clara para transmitir a mensagem com precisão. 

Gostou deste conteúdo?

Cadastre-se abaixo e esteja por dentro de todas as novidade!

Entre no Grupo de Whats app do Evento