centrobenessere.com.br

Causa emocional e tratamento do Neymar

Neymar

Projeto Tudo Que Sei

Livro: Protocolos Extraordinários

Manuscrito 04.

27/11/22

Mais uma Copa do Mundo e infelizmente mais um problema para nosso craque de bola. Neymar, nosso camisa 10 sofre com a recorrência de lesões no eixo energético da bexiga desde o início da carreira e isso poderia ser muito bem tratado pela psicoenergossomática.


A psicoenergossomática é a especialidade multiprofissional desenvolvida por mim (Fabricio Borges), responsável pelo estudo e prática das doenças físicas sob o eixo causal mente-energias. Enquanto, a psicossomática descreve possíveis relações entre os aspectos emocionais e orgânicos, a psicoenergossomática vai além para demonstrar que a causa de problemas físicos estão na mente humana.


O complexo e organizado mundo das energias estabelece o caminho para as emoções serem carreadas ao corpo, num processo interdimensional no qual o estado fluido das energias servem como veículo para imprimir na estrutura física das células suas informações emocionais, produzidas pelos pensamentos.


O movimento mental provocado pelas necessidades humanas estabelece a produção de pensamentos condizentes com o que originalmente foi estimulado para então organizar o teor do tema a partir dos contextos embutidos no assunto. O processamento dessas informações acontecem na estrutura cognitiva e é feito por atributos especializados que surgem ao longo do tempo nos humanos.


A atividade cognitiva feita para formar as ideias trabalha o tempo todo ligada a matriz temperamental, que se caracteriza por qualidades individuais é a fonte do modo de operar a forma e conteúdo dos pensamentos. Assim, a partir do temperamento criamos sobre qualquer assunto e contexto nossas próprias ideias e assumimos a partir delas nossa identidade mais singular.


A relação temperamento – cognição caracteriza a forma de pensar e isso tem relação na prática com o agente emocional selecionado para fazer parte da ideia em si. Quando então pensamos somos naturalmente estimulados a produzir uma emoção específica capaz de qualificar o teor da ideia.

A maioria dos pensamentos carregam consigo os agentes emocionais padrões instalados no temperamento pessoal. Essa condição faz parte do biotipo de cada um. Mas além dessa característica, temos condições de adicionar outros agentes emocionais ao teor das ideias. E isso, ocorre de acordo com outros contextos relacionados ao momento e situações do cotidiano por exemplo.


Essas formas de pensar são ainda condicionadas por outro aspecto construído pela relação parenteral. A forma em que fomos criados influência não só na formação do temperamento, mas também no modo que dirigimos os pensamentos em si.


Nesse caso tão especial os pais são responsáveis por fornecerem a segurança e afeto aos filhos. A segurança é fornecida diretamente pela figura paterna que estabelece um eixo de relações com a família capazes de influenciar sua formação e desenvolvimento da autoestima. A figura materna é a responsável por fornecer o afeto muitas vezes cultivado por atitudes de carinho e cuidado.


As figuras parenterais representadas pelos pais são na verdade agentes estabilizadores emocionais, que servem para equilibrar nossas características em si. Quando um desses agentes primários de informação estiver com problemas e por algum motivo forem defasados ou mesmo negativos, o temperamento se desenvolve desequilibrado podendo essa condição interferir até na índole.

As relações humanas dependem da relação entre pais e filhos que devem então manter-se sempre positivas e bem organizadas para estabelecerem a partir do temperamento os elementos para autoestima saudável e índole positiva.


            No caso de Neymar percebo a partir desses pontos de referência uma certa instabilidade emocional condicionada a falta de segurança provavelmente causada por alguma falha da relação com seus pais. Aspectos como esses podem ser causados pela ausência constante do pai em épocas decisivas da vida do filho como nascimento, os primeiros passos e a primeira vez que o filho vai ao banheiro sozinho.


            Isso funciona como fonte de estímulo para que tudo ocorra bem ou não. Pois a ausência ou mesmo o comportamento severo demais pode prejudicar a formação e desenvolvimento de aspectos importantes do temperamento que no caso do Neymar está diretamente relacionado ao eixo rim-bexiga.


            Esse eixo energético se relaciona com a insegurança e dúvida, que representam sensações naturalmente positivas que nos servem para prevenirmos problemas. Acontece que quando essas condições forem descuidadas na infância e a figura paterna não fizer bem seu papel, esse eixo energético se desenvolve sem força dando então aos pensamentos seu segundo principal teor – a insegurança.


            O reflexo disso é visto em ossos frágeis, problemas de audição, entendimento claro sobre o que se passa no ambiente, dificuldade de estabelecer diálogos producentes e dependência química. No corpo essas características temperamentais provocam alterações energéticas e de postura no nicho anatômico da bexiga responsável pela postura ereta.


            O eixo energético rim – bexiga controlam a postura estática e estimulam o impulso inicial da marcha através da flexão plantar e suspensão da perna no momento em que o pé sai do chão. As contrações musculares existentes nesses momentos da marcha são todas elas determinadas por estímulos energéticos oferecidos principalmente pelo meridiano de energia da bexiga que cobre uma extensa área na parte póstero-lateral do corpo.


            Esse meridiano estabelece seu eixo de relações desde a cabeça e segue margeando o corpo até chegar no pé  e finalizar seu trajeto no quinto dedo. Além dessa via principal existem outras que cumprem o papel de cobrir as áreas em aberto que o meridiano principal não consegue fazer.


            Assim o corpo é mantido sob o controle das energias através de um processo naturalmente construído e mantido pelo automatismo instintual. Esse mecanismo por sua vez depende dos agentes de maturescência fornecidos pelas figuras parenterais feitos na infância.


            Então se por acaso essas influências não forem positivas ou forem deficientes em qualquer aspecto esses elementos estarão oferecendo problemas aos seus pontos de influência anatômicos. Problemas posturais, crescimento e desenvolvimento ósseo e consolidação da coluna vertebral são exemplos práticos disso.


            Mas existem também os problemas musculoesqueléticos que quando estão presentes pode ser fontes inesgotáveis de lesões comuns. Os atletas em si que apresentam recorrência de lesões numa só região muscular ou articular providencia a análise direta sobre o caso. Assim, quando vejo o quanto Neymar se lesiona nesse eixo, logo vejo que sua relação paterna foi deficiente.


            Longe de querer ser mais do que um pesquisador em busca de informações prevejo que seus anseios dependem da estrutura paterna que fez falta em sua infância. Assim, a fragilidade musculoesquelética estará sempre comprometendo seus objetivos pessoais e tornando sua mente mais instável ainda.


            Seguindo essa linha de raciocínio clínica o tratamento mais sério não seria feito no tornozelo lesionado, mas sim na matriz temperamental defasada. Isso pode muito bem ser estimulado com pontos de acupuntura específicos que fazem parte de protocolos extraordinários criados ao longo de vinte anos de prática clínica.



 


Tratamento completo

Objetivos de curto prazo: Alívio de dor, diminuição de edema e regeneração tecidual

Tronco terapêutico

Vaso Maravilhoso: ID3 – B62 e P7-R6

Pontos de Indicação: B60, B61, R4, BP5 E R2

Fisiologia Energética: Os pontos locais trabalham a regeneração tecidual e organização microtecidual para recomposição da forma adequada dos ligamentos lesionados. O ponto Bp5 combinado com R4 são os mais importantes no restabelecimento da forma estrutural dos tecidos. Os pontos B60 e B61 diminuem o frio no rim e coluna vertebral além de serem analgésicos. O acuponto R2 trabalha bem o edema local e eliminação de líquidos acumulados.

            Essa combinação representa a fórmula extraordinária aplicada no tratamento devido o paciente ser um atleta de alto rendimento e ter a necessidade imediata de recuperação. Caso tivéssemos mais tempo para tratar a combinação poderia sofrer alterações de acréscimos como descrito em detalhes abaixo.

            Para regeneração da estrutura acrescente: Bp3 e R3.

            Para diminuir dor: acrescente Vb34 e E36

            Para aumentar a energia Yang acrescente B57 e B58.

            Para melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir processo inflamatório local: Ta5.

Objetivo de longo prazo: tratar o temperamento a partir do eixo rim-bexiga

Vaso Maravilhoso: P7-R6

Ponto de entrada: R7

Pontos de indicação: R4, B13, B23, Vg20, Vb14 e B52

Fisiologia energética

Os pontos R4 e B23 fortalecem a vontade e diminuem a dúvida quanto ao potencial intimo de conquistar objetivos. O ponto Vg20 e Vb14 agem na estrutura cognitiva fortalecendo seus atributos. E os pontos B52 e B23 organizam a função energética renal, estimulam sua função e fortalecem a vontade pessoal.

 

 

Adquira o seu exemplar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber mais sobre essas informações?

Gostou deste conteúdo?

Cadastre-se abaixo e esteja por dentro de todas as novidade!

Entre no Grupo de Whats app do Evento